A fisioterapia neurofuncional visa tratar ou prevenir as disfunções do sistema nervoso central e/ou periférico. No Instituto Improve somos especialistas em Fisioterapia em Guarulhos.
A fisioterapia neurofuncional tem como objetivo tratar ou prevenir as disfunções do sistema nervoso central e/ou do sistema nervoso periférico.
Assim, é indicada para ajudar pacientes com sequelas do AVC, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, síndrome de Down, Parkinson e paralisia facial.
No geral, o tratamento visa ajudar estes indivíduos a desempenharem as atividades cotidianas como faziam antes da doença ou lesão.
Além disso, quando esta recuperação não é possível, buscamos evitar o agravo do quadro, bem como readaptar as tarefas para que o paciente possa executá-la de forma mais simples.
Existem diversas técnicas que poderemos utilizar no tratamento e a escolha das mais adequadas vai depender do quadro clínico do paciente, bem como sua idade.
Em crianças, poderemos adotar as seguintes terapias:
Estimulação precoce
A estimulação precoce consiste em utilizar técnicas e recursos terapêuticos capazes de estimular todos os domínios que interferem na maturação da criança.
Assim, poderemos utilizá-la para crianças que estão na janela de risco, seja por prematuridade, síndromes ou outras condições que afetam ou possam afetar o desenvolvimento motor.
Eletroestimulação
A eletroestimulação consiste na ativação de tecidos eletricamente excitáveis por uma corrente elétrica, que para os nossos pacientes chamamos de “choquinho”.
Então, o objetivo é o de aumentar a força e a função muscular, bem como auxiliar no ganho de amplitude de movimento.
Bandagem
A bandagem elástica terapêutica é um recurso utilizado no tratamento de diversos distúrbios do sistema locomotor.
Não é um medicamento, trata-se de um tecido composto de algodão e elastano e seu efeito é desencadeado pela estimulação da pele, ativando mecanismos que podem organizar a postura, beneficiar a percepção corporal e sensorial, entre outros.
Treino Locomotor na esteira
Trata-se de um treino de marcha na esteira, onde priorizamos o aperfeiçoamento da marcha em crianças que tenham alguma limitação ou alteração para andar.
Para pacientes adultos, poderemos adotar os seguintes tratamentos:
Tratamento focado na funcionalidade
Aqui, o objetivo funcional será a atividade e a função que o indivíduo almeja realizar.
Nestes casos, podemos ter diversos fatores que interferem na atividade além da incapacidade, transtorno ou doença do indivíduo (condição de saúde).
Então, devemos nos atentar também aos fatores ambientais e pessoais que podem ser facilitadores ou barreiras para o desempenho das tarefas, a participação social do indivíduo e as funções e estruturas do corpo.
Eletroestimulação
Assim como nas crianças, o objetivo será o de aumentar a força e a função muscular, bem como auxiliar no ganho de amplitude de movimento.
Então, faremos a ativação de tecidos eletricamente excitáveis por uma corrente elétrica, que para os nossos pacientes chamamos de “choquinho”.
Técnica de compressão sensorial
Essa técnica tem como objetivo estimular o paciente na motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização especial e temporal.
Treino de dupla tarefa
A dupla tarefa se caracteriza pela realização de duas atividades simultaneamente, iniciando com situações mais fáceis ou com apoio externo pelo terapeuta e evoluindo para condições cada vez mais desafiadoras.
O tempo necessário para o tratamento irá depender de uma série de fatores, como o diagnóstico do paciente e seus objetivos.
Então, avaliamos o quadro clínico na primeira consulta e poderemos passar um prognóstico (tempo necessário para resolução do quadro).
Lembrando que isso poderá variar conforme cada caso, por exemplo, se o paciente é adulto ou criança.
Estamos em Guarulhos
Rua Doutor Ramos de Azevedo, 159, sala 412, Centro, Guarulhos – CEP: 07012-020
clinicaguilhermebatista@hotmail.com
Site desenvolvido por Fluxo Conteúdo Digital