A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) pode causar instabilidade, dor e inchaço no joelho, a depender de sua gravidade.
Os ligamentos são estruturas resistentes que têm a função de auxiliar na estabilidade de uma articulação.
No joelho, possuímos diversos ligamentos, sendo os principais: o cruzado anterior (LCA), cruzado posterior (LCP), colateral medial (LCM), colateral lateral (LCL) e o patelofemoral medial.
O ligamento cruzado anterior tem a função de prevenir que o joelho se mova de forma exagerada para frente, além de contribuir para a estabilidade da articulação quando realizamos movimentos de rotação.
No dia a dia, este ligamento entra em ação diversas vezes, por exemplo, quando praticamos esportes, mudamos de direção, saímos do carro e dançamos.
Devido ao fato de ser muito demandado, o LCA acaba ficando mais exposto e pode sofrer estiramento de suas fibras, lesão parcial ou lesão total (ruptura).
Quais as causas da lesão no ligamento cruzado anterior?
Diversas são as causas da lesão no LCA, por exemplo:
- Durante a prática de atividades físicas, principalmente aquelas que envolvem mudança de direção, como futebol, handebol e basquete;
- Ao sobrecarregar a região, por exemplo, ao treinar em superfícies irregulares ou elevar a carga e frequência dos treinos de forma repentina;
- Acidentes no dia a dia, como cair ao descer escada ou em acidentes de trânsito.
Além disso, existem características fisiológicas de alguns pacientes que propiciam a ocorrência destas lesões e que devem receber atenção no tratamento fisioterápico:
- Desbalanço entre a musculatura flexora e extensora;
- Assimetria de força, coordenação e propriocepção entre lado dominante e não dominante;
- Frouxidão ligamentar;
- Alterações anatômicas.
Quais são os sintomas dessa lesão?
Os sintomas da lesão no LCA são mais comuns logo após o evento ocorrer. Normalmente, o paciente pode sentir um estalido e terá dor intensa e inchaço no joelho.
Além disso, a amplitude de movimento na região poderá ficar reduzida e o paciente terá dificuldade de caminhar.
Depois que a inflamação inicial passa, os sintomas mais fortes podem melhorar, mas o indivíduo pode sentir dor ocasional e falseio no joelho acometido.
Apesar disso, o tratamento é fundamental, pois uma lesão sem devida tratativa pode evoluir e favorecer o surgimento de outras lesões e artrose no futuro.
Como será a fisioterapia para tratar a lesão do ligamento cruzado anterior?
O tipo de tratamento que adotamos irá depender de alguns fatores, como o grau da lesão, se ela é recente e se o paciente passou ou não por cirurgia.
Para pacientes que receberam a indicação de tratamento não cirúrgico, adotaremos técnicas para diminuir a dor e o inchaço na fase aguda da lesão. Após esta etapa, buscaremos uma reabilitação com fortalecimento e ganho de mobilidade. Sendo bem incomum.
A fisioterapia também será fundamental já no primeiro dia após a realização de cirurgia, com treino de marcha e carga parcial. Isso porque, será fundamental garantir que o paciente não perca a movimentação da articulação e função muscular.
Então, com o evoluir do quadro, iniciamos um processo de fortalecimento e atividades mais intensas.
Existe um protocolo específico de reabilitação pós-reconstrução do LCA, sendo necessário um acompanhamento criterioso para que não haja a riscos, como: frouxidão do ligamento, fraqueza muscular, falta de equilíbrio e retorno às atividades sem estar totalmente apto, causando risco de nova Ruptura
Ter o acompanhamento de perto de um fisioterapeuta será fundamental para uma reabilitação bem-sucedida.
No Instituto Improve contamos com uma equipe de profissionais especializados para tratar a lesão no LCA.
Agende uma consulta para avaliarmos seu caso e propormos o melhor tratamento para seu quadro clínico!