Nosso Blog

Distensão muscular ou Lesão muscular: a fisioterapia pode ser útil?

distensao-muscular-instituto-improve-fisioterapia-guarulhos

A distensão muscular/ lesão muscular ocorre quando as fibras dos músculos sofrem danos ou ruptura em maior ou menor extensão.

Normalmente, acontece quando o tecido é submetido a uma tensão maior do que ele pode suportar, por exemplo, no alongamento ou contração excessivos.

É comum em praticantes de esportes dinâmicos, como a corrida, e esportes de contato, como o futebol, nos quais os movimentos e contrações musculares rápidas são constantes.

Apesar de não parecer uma lesão grave, a distensão muscular tende a causar dor significativa para o paciente e demanda tratamento especializado, e quando não tratado tende a apresentar recidivas (a mesma lesão acontecer outras vezes).

Quais são as causas da lesão?

A distensão muscular ocorre quando o músculo é estimulado além de seu limite, seja durante seu alongamento ou contração. Existem diversos fatores que podem influenciar a lesão, por exemplo:

• Flexibilidade limitada;
  • Excesso de atividade física, levando à fadiga muscular;
  • Falta de aquecimento antes de iniciar as atividades físicas;
  • Desequilíbrio muscular;
  • Lesões prévias da estrutura musculotendínea;
  • Desbalanço muscular;
  • Paciente em idade avançada.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas do paciente dependerão do grau da distensão muscular, que poderá variar entre:

Grau 1: danos leves às fibras musculares

Neste caso, a região afetada ficará dolorosa e os músculos tensos, mas o paciente consegue seguir com suas atividades.

No entanto, caso não trate esta condição, poderá ter uma piora do quadro.

Grau 2: ruptura parcial do músculo

Aqui, o paciente já terá dores significativas e uma inflamação ao redor da lesão, podendo até ter hematomas e edema.

Além disso, a dor tende a piorar com os movimentos, então será mais difícil seguir com as atividades cotidianas e esportivas.

Grau 3: ruptura total das fibras musculares

Neste caso, a dor será praticamente debilitante e acompanhada de inflamação e perda da função muscular.

Ademais, o paciente poderá até mesmo ter uma protuberância na região lesionada.

Como será a fisioterapia para distensão muscular?

O tratamento dependerá da gravidade da lesão e, na maioria dos casos, utilizamos o protocolo PEACE and LOVE, conforme descrito:

tratamento-peace-love-instituto-improve-fisioterapia-guarulhos

Então, inicialmente, buscaremos o controle da dor e inflamação, bem como a cicatrização da lesão muscular.

Logo após, focamos na reabilitação funcional, que poderá contemplar:

• Exercícios de amplitude de movimento (terapia manual e orientações);
  • Fortalecimento muscular específico do músculo lesado e dos demais em torno para protegerem a região e ajudarem na função.
  • Exercícios de treinamento de propriocepção (equilíbrio).

Dessa forma, será somente após a melhora do quadro do paciente que avançaremos para os exercícios que garantam seu retorno às atividades, principalmente ao esporte.

tratamento-lesao-musculo-instituto-improve-fisioterapia-guarulhos

Aqui, é fundamental deixar claro que já é bem estabelecido que, nos casos de distensão muscular, os alongamentos e o retorno precoce ao esporte não são indicados, pois podem dificultar a recuperação e gerar novas lesões.

No Instituto Improve, contamos com equipe especializada no tratamento da distensão muscular.

Agende uma consulta e conheça nossa proposta de tratamento para seu caso, de modo a recuperar o quanto antes sua qualidade de vida e bem-estar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!