Também conhecida como lombalgia, a dor lombar é aquela que ocorre na parte inferior da coluna, sendo bastante desconfortável para o paciente.
Está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres e pode ocorrer nas diferentes fases da vida, estima-se que 95% das pessoas apresentarão pelo menos um episódio de dor lombar durante a vida.
Diversas podem ser as causas desta dor e compreender o quadro clínico é fundamental para definir o tratamento mais adequado.
Quais as causas da dor lombar?
A dor lombar é um sintoma que devemos investigar bem, pois pode estar relacionado a diversas causas, sendo as principais:
Contratura muscular (Tensão muscular)
Esta é a causa mais comum de dor lombar. Pode ocorrer por alguns fatores, por exemplo:
- Falta de exercícios físicos regulares (Sedentarismo);
- Sobrecarga dos músculos devido à realização de movimentos além do que seu corpo sustenta;
- Levantamento de cargas excessivas repetidamente e não preparação para atividade física ou laboral;
- Obesidade.
Hérnia de Disco
Ocorre quando sobrecarregamos os tecidos da coluna, fazendo com que os discos vertebrais sofram danos que levam à ruptura do seu revestimento com consequente protuberância para fora do seu interior macio e gelatinoso.
Ressaltamos que as vértebras possuem uma cavidade por onde passam os nervos espinhais que saem da medula espinhal, que apresentam função motora (movimento e força) e sensibilidade (formigamento e dormência), ou seja, a hérnia de disco pode causar incômodos significativos ao paciente.
Temos um artigo que fala mais sobre a fisioterapia para hérnia de disco no nosso blog!
Problemas no nervo ciático
A alteração no nervo ciático é produzida pela hérnia de disco, explicada acima, mas explicando um pouco mais sobre o nervo, podemos citar:
O nervo ciático é o nervo mais longo e mais espesso do corpo, composto de cinco raízes nervosas: duas da região lombar e três na região sacral. Assim, em cada lado do corpo, um nervo ciático passa pelos quadris, nádegas e desce por uma perna, terminando logo abaixo do joelho.
A dor causada por este nervo pode se originar de sua inflamação ou compressão na parte inferior das costas.
Desta forma, o paciente poderá sentir a dor em todo o trajeto do nervo, ou em pontos específicos da raiz nervosa, sendo a famosa dor lombar irradiada.
Artrose
A artrose é uma doença na qual ocorre a degeneração das articulações da coluna, podendo causar dor e inflamação.
Costuma afetar indivíduos após os 50 anos, mas pode manifestar-se antes em pessoas, principalmente obesos, sedentários e pacientes com lesões articulares prévias, ex: fratura.
Ressaltamos que cada uma destas condições pode ocorrer por uma série de motivos diferentes, mas a dor lombar é um sintoma comum a todas.
Além da dor, o paciente pode ter outros sintomas?
Dependendo da situação, o paciente poderá ter outros sintomas associados à dor lombar, por exemplo:
- Irradiação da dor para as nádegas ou pernas;
- Fraqueza muscular na perna;
- Dormência ou formigamento na região.
Assim, compreender o quadro do paciente com detalhes será fundamental para guiar a fisioterapia.
Como será a fisioterapia para tratar a dor lombar?
Como dissemos, o tratamento deverá ser direcionado para a causa da dor. Somente assim poderemos obter excelentes resultados, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.
Então, o primeiro passo será fazer uma avaliação criteriosa do paciente, seu quadro clínico, saúde geral, nível de atividade física e expectativas.
O objetivo principal do tratamento será o de aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional, além de prevenir a recorrência ou cronicidade do quadro.
Dessa forma, poderemos indicar:
- Técnicas manuais para reduzir a dor e melhorar mobilidade;
- Utilização de laser para alívio de dor e inflamação;
- Fortalecimento muscular específico;
Além disso, poderemos orientar o paciente em relação a alguns hábitos e cuidados diários que ajudarão no controle da dor:
- Evitar permanecer muito tempo na mesma posição;
- Não existe postura correta, mas a melhor postura é sempre a próxima;
- Inserir atividade física à sua rotina;
- Preparar seu corpo para as funções que serão exercidas pelo mesmo;
- Procurar um fisioterapeuta especialista para te ajudar caso tenha dor.
No Instituto Improve, nossos fisioterapeutas darão atenção especial para cada caso, focando na melhora efetiva do quadro do paciente.
Então, agende uma consulta e conheça nossa estrutura e profissionais!